PEDAGOGIA SISTÊMICA

A pedagogia sistêmica é uma nova forma de olhar e explicar o processo educativo, que pressupõe que na aula interagem o professor, os alunos e a escola, representada por suas autoridades e o conteúdo acadêmico. Todos com suas histórias específicas, suas origens, seus valores e suas normas.

Olhar a aula com esta referência “permite a observação dos vínculos e da natureza das relações entre a escola e o estudante, assim como das relações que se estabelecem entre todos os elementos e as implicações que surgem, e onde a família exerce importante influência no resultado final”. (OLVERA, 2009 Pág. 52)

A Pedagogia Sistêmica CUDEC com o enfoque de Bert Hellinger se sustenta nas seguintes noções:

  • A compreensão e a explicação do ato educativo a partir do enfoque da teoria de sistemas.
  • Conceber a educação como um fenômeno em que coincidem e interagem diversos sistemas.
  • Entender o sistema escola-família como um todo integrado, cercado por estruturas diversas e especializadas em interação permanente com objetivos comuns, aberto ao que está ao redor, organizado por sua vez como uma totalidade onde o comportamento de cada elemento tem efeitos no todo.
  • Conceber o processo ensino-aprendizagem como a manifestação de um padrão de relações, onde os vínculos que se geram dão forma a tal processo, à aula e ao sistema escolar em sua totalidade.
  • Reconhecer o lugar e a função como elementos definidores das formas ou maneiras nas quais os integrantes do sistema escola-família contribuem ao alcance dos objetivos educativos.
  • Aceitar a necessidade de recuperar a ordem do sistema escola-família, mediante o reconhecimento da existência de certas ordens básicas que regem as relações humanas.

A quem interessa:

Essa visão permite que o curso seja destinado a todos da estrutura escolar: professores, diretores escolares, orientadores, supervisores, coordenadores pedagógicos, pais, ou tutores etc., bem como profissionais liberais como psicólogos, psicopedagogos, enfim a todas as pessoas vinculadas ou interessadas nas problemáticas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior.

 

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