CONHEÇA A SUA EMPRESA!

O que realizamos na vida das pessoas:

Para refletir:

Quais são as características sistêmicas das organizações? Quais são seus ciclos de vida? Como ocorre a transição? Quais são as verdadeiras causas dos problemas profissionais? Como funciona uma Empresa Familiar? Como são as relações entre esses dois sistemas: Família e Empresa? Quais são os fatores fundamentais que determinam se uma empresa tem sucesso ou fracasso? Qual é a importância da história da empresa? Quais são as características internas e externas das organizações? Qual é o papel do produto e do cliente? Como lidar com a concorrência? Qual é a função do dinheiro? O que é liderança? Como é o fluxo de informações da organização e qual é a sua importância? Como tomar decisões? Quais são os fatores importantes que afetam os relacionamentos entre os elementos e subsistemas da organização? O que há por trás dos conflitos crônicos e/ou insolúveis? Como as Leis dos Sistemas regem uma empresa? Como diagnosticar e solucionar os emaranhamentos sistêmicos? 

Na verdade 99% das empresas brasileiras nasceram familiares, relacionamentos entre funcionários e proprietários, o olhar do cliente, funções em ordem, o que o dinheiro representa e muito mais. A estratégia é olhar para o cliente e o produto e lembrar que existe a concorrência. Se a empresa só olha para dentro de seu próprio sistema ele acaba implodindo. (Fernando de Freitas)

Quer saber o que ocorre em sua empresa? Qual a dinâmica que ocorre?

 

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Funcionamento:

Pertecimento – Na empresa para pertencer àquele grupo precisamos respeitar as regras e incorporá-las aos nossos hábitos e comportamentos profissionais. Compreender as normas do sistema que é algo maior do que aquilo que encontramos em nossos grupos e departamentos de trabalho é fundamental. Estes padrões remetem ao conceito de lealdade inconsciente, que temos por aqueles que vieram antes de nós. Assim se vemos dois profissionais discutindo por conta de um problema simples, podemos perceber por meio da constelação organizacional, que aquilo é reflexo de um problema entre seus líderes e que está se refletindo neles.

Equilíbrio nas Trocas – Este é um dos conceitos que ficam mais claros em nosso dia a dia, pois todos nós desejamos receber na mesma proporção que nos doamos. Assim quando se dá muito e recebe pouco, ou quando se recebe muito e se dá pouco, com certeza, esta atitude causará um forte desequilíbrio no sistema organizacional, desmotivação e baixa na produtividade.

Assim, quando honramos e respeitamos o que o outro faz por nós e, o retribuímos na mesma proporção, instala-se um contexto de equilíbrio e reciprocidade verdadeira. Doamos o nosso melhor à empresa que em retribuição paga bons salários; oferece participação nos lucros e estabilidade, por exemplo.

Podemos concluir que se estes três elementos (Hierarquia, Pertencimento e Troca) forem plenamente compreendidos e respeitados, com certeza, haverá na empresa ordem e organização e o sistema estará finalmente em equilíbrio.

Conheça a sua empresa:

O que fazemos:

Constelação Organizacional

Objetivo

Identificar e eliminar problemas no ambiente organizacional no que tange os processos, as relações e a comunicação entre os colaboradores, líderes e a empresa como um todo e, tratá-los de modo que não interfiram e prejudiquem mais os resultados.

Contextos onde a Constelação Organizacional pode ser aplicada

Mudança na cultura organizacional, planejamento estratégico, criação de projetos, resolução de conflitos, análise de desempenho, retenção de talentos, trabalho em equipe, gestão da mudança, reestruturação da empresa, comunicação…

 

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