Filhos: 50% mãe, 50% pai.

Filho: 50% mãe, 50% pai.

 

Se todo ser humano se origina a partir de um homem e de uma mulher, então, todos nós temos um pai e uma mãe. Independentemente de quem somos ou da família que nascemos, se conhecemos ou não nossos progenitores, somos a soma dos dois.

Muitas vezes, me deparo com pessoas adultas divididas, que não conseguem unir suas polaridades (pai e mãe) internamente e enfrentam muitas dificuldades por conta disso como, falta de foco profissional, dependência emocional nos relacionamentos, problemas para se desvincular da família de origem e por aí vai. Só para constar, esse impasse em reconhecer as figuras paterna e materna, assim como, os desencadeamentos desse não fazer, tem um fundamento lógico e cientificamente comprovados nas obras de Bert Hellinger e Franz Ruppert.

Um forte propulsor da rejeição do pai e/ou da mãe pelo filho é a falta de compreensão sobre os lugares de direito. E, para entendermos melhor como isso funciona, devemos, primeiro, conhecer a Lei da Hierarquia. Essa lei pressupõe que todos que vieram antes de nós, prevalecem sobre nós. Mas, não se engane, não estou aqui apontando para relações abusivas, pelo contrário, refiro-me sobre a importância de se conectar com os nossos antepassados a fim de identificarmos e superarmos os traumas geracionais que herdamos, para recuperarmos a força da nossa família de origem e com isso nos sentirmos mais completos e livres para a vida, uma vida mais leve. Ao negarmos a nossa própria história perdemos o sentimento de pertencimento que nos liga às pessoas, grupos e com a nossa própria identidade. Sentimo-nos sozinhos e sem propósitos vindouros. A importância de aceitarmos o outro como ele é, pois ele é como é, e seja esse “outro” quem for, nos facilita aceitarmos as partes mãe e pai.

Afinal, os pais nos precedem pois nos passaram a vida. Eles podem não ser pais perfeitos, até porque isso não existe, e talvez tenham cometido muitas falhas, ou então você nem os conhece, porém, você não deve culpá-los pelo que deixaram de fazer, a culpa te aprisiona, mas sim, compreender que eles só passaram aquilo que tinham e o que podiam naquele momento. Quando você deixa de julgar o seu pai e a sua mãe, você se liberta e se fortalece, e quando os reconhece em seus lugares de direito, você leva a força deles consigo aonde quer que você vá.

Portanto, cada um possui um papel vital dentro do sistema familiar. O filho não pode fazer o papel dos pais, os pais não podem ocupar o lugar do filho. Cada um tem funções e responsabilidades específicas.

Mas, existe ainda uma outra dificuldade para o filho em assimilar pai e mãe no coração. Essa dificuldade vem da própria forma como o casal se relaciona. Pais que moram juntos ou não, e estabelecem uma relação pouco saudável, com distanciamento, negação, falta de diálogo e respeito, sendo que, um busca tomar o filho para si e tirá-lo do outro, causam muitas dores e abismos nas relações. Frases como, “você gosta mais de quem, do seu pai ou da sua mãe?”, são muito comuns. Porém, o que os pais pouco sabem ou ignoram, é que esse comportamento acarreta muitas mazelas nos filhos que se veem na obrigação de escolher um dos lados para se sentir mais amado por este ou aquele. Isso é muito pesado e traumático para um filho. Pais, parem de fazer isso com os filhos de vocês!

O filho precisa reconhecer dentro de si ambas as partes, pois se desde a sua geração ele é metade mãe e metade pai, negar isso o deixa com um sentimento de vazio interno muito grande, e, isso acarretará em seu futuro uma série de problemas. Ou mesmo ali na infância, enquanto o transtorno ocorre é muito mais traumático.

A criança quando colocada nessa posição dividida, muitas vezes, começa a desempenhar um papel que não é seu no sistema, o de salvar o casamento dos pais. O filho, por mais distante que seja do pai e/ou da mãe, ama os dois incondicionalmente, mesmo negando isso. Ele precisa se sentir vinculado a eles de alguma forma. Então, começa a chamar a atenção o tempo todo com travessuras e atos indeliberados, pois busca tirar o foco dos pais de sua relação doentia e conflituosa, se colocando à serviço deles  por amor, amor cego.

Pai, mãe e filho. Essa palavra é para vocês. Libertem uns aos outros! Deixem essa vida de codependência emocional de lado! Filho, aceite seu pai e a sua mãe no coração! Pai, mãe, liberem seus filhos para a vida! Trabalhem as suas questões internas e tragam o saudável para o centro da vida familiar e pessoal. Eu sei que é difícil, mas é preciso. É urgente entrar em contato com os traumas, com algumas dores que debilitam profundamente o nosso ser para lançarmos um novo estatuto sobre elas em direção à ampliação da consciência e uma vida mais responsável para com a nossa felicidade. Nunca é tarde demais.

Eu sou Ana Claudia de Carvalho, Terapeuta Sistêmica e Consteladora Familiar, e coloco-me à disposição para ajudá-lo(a) no que precisar. Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *